sábado, 29 de setembro de 2012

DICAS DE ARTESANATO - Pintura em Tecido com Molde Vazado


Você vai precisar de:

Pincel batedor (2 pincéis para cada tom usado na pintura)
Espátula (para retirar a tinta da embalagem, mas também serve uma colherinha ou uma espátula de manicure, daquelas de afastar cutícula)
Fita crepe (para fixar o molde)
Placa de Eucatex (para fixar o tecido)
Cola permanente
Copo
Pratinho descartável (servirá de palheta)
Toalhinha velha ou trapo (para limpar a espátula)
Molde vazado de sua preferência (aqui você encontra alguns)
Tinta para tecido Acrilex das cores desejadas para o molde (serão pelo menos 2 tons de cada cor a ser utilizada. Ex: para pintar uma árvore você irá usar um tom de verde mais claro, outro mais escuro, para fazer a nuance, e assim com cada cor a ser usada no desenho)
Tecido a ser pintado (qualquer tecido de algodão, pano de prato, fronhas ou lençóis, toalhas, roupas, etc. De preferência em cor clara)

 


Então vamos começar:


Comece aplicando uma camada da cola permanente na face lisa do eucatex. Use um pedaço de pano velho para isso. Você irá observar que a superfície ficará pegajosa e assim permanecerá, podendo ser usada com várias outras peças de tecido sem que seja necessária outra aplicação.

Estique bem o tecido sobre o eucatex. Se houver sobras para os lados, dobre-as para baixo da placa para evitar possíveis acidentes com a tinta durante a pintura.
  
Posicione o molde sobre o tecido, tomando cuidado para centralizá-lo (no caso de camisas). Fixe o molde com a fita crepe pelas laterais.

 
No caso de molde único, escolha um ponto por onde começar (aquele em que usará a mesma cor por mais vezes) e cubra com a fita crepe todos as outras áreas. Aqui, neste molde, vou começar pelo verde das folhas, portanto, cobri com fita crepe todas as áreas próximas ao verde que não quero que manchem.



Com a espátula pegue uma pequena quantidade das tintas a serem usadas, os dois tons e coloque no pratinho descartável, separadas. 


Pegue o primeiro pincel batedor e envolva parte de suas cerdas com fita crepe para que ele fique mais firme. Faça isso com todos os que for usar e os coloque no copo com as cerdas para cima, para não danificá-los. 


Agora que você já tem seu campo de trabalho, é hora de começar a pintar!

Molhe o pincel em um pouco da tinta mais clara. Dê algumas batidinhas no prato com o pincel para se livrar do excesso de tinta. Pintura em molde vazado utiliza o mínimo de tinta possível, caso contrário, a tinta em excesso pode escorrer por baixo do molde e comprometer o resultado do seu trabalho. 



Nota: Em uma boa pintura com molde vazado, a tinta nunca aparece no lado avesso do tecido.

Cubra a figura do molde com a cor mais clara, dando umas batidinhas com o pincel, ou mesmo esfregando-o levemente sobre a superfície o tecido.

 
Agora é hora de fazer a nuance, que dá profundidade, brilho e textura ao desenho:

Molhe o segundo pincel no tom mais escuro de tinta, retire o excesso e passe-o bem de leve apenas sobre as bordas da figura que está com a tinta mais clara. Faça isso com movimentos circulares, como se estivesse esfumaçando o desenho.

 
Agora, para dar o acabamento e garantir um resultado mais caprichado, volte com o pincel da tinta mais clara e esfumace onde a cor clara se encontra com a escura. (Não é preciso molhar o pincel novamente na tinta, use-o apenas sujinho de tinta da aplicação anterior). Tente diminuir ao máximo o contraste entre os dois tons, onde as cores se encontram, deixando o centro mais claro e as bordas levemente um tom acima. 

 Repita isso em todas as partes do molde que levarão a mesma combinação de cores.


 
Agora, com cuidado para não deslocar o molde, retire a fita crepe que cobre as outras áreas do molde e cubra também com a fita as áreas que já foram pintadas.

Escolha os outros 2 tons da cor a ser utilizada e repita o processo de nuances, lembrando sempre que a primeira cor a ser aplicada será a mais clara.



Observe que na maçã, na uva e na pêra, usei cores diferentes e não apenas os 2 tons da mesma cor para fazer a nuance. Na maçã, usei o amarelo limão como base, em seguida o vermelho vivo e depois o púrpura. Na uva, primeiro foi o lilás, depois o violeta, e por último, bem de leve passei apenas o pincel sujo com a tinta púrpura para dar mais realidade a cor da uva. E na pêra usei o amarelo limão e o verde folha para fazer a nuance.
No início não é recomendável misturar cores diferentes às nuances, além dos 2 tons da mesma cor. Quando você sentir mais confiança, você pode começar a usar 3 tons da mesma cor para melhorar ainda mais a pintura, e também misturar outras cores, como eu fiz acima.



Nota: Note que no cabinho das frutas (marrom) eu não fiz nuances. Áreas muito pequenas (com menos de 1 cm) não necessitam de nuance. Use a cor mais escura dos 2 tons que você estava usando.

Agora que você já sabe a técnica e pegou o jeito, é só repetir o processo em todo o molde, retirando a fita crepe das áreas que vai pintar e cobrindo as áreas já pintadas.

Nota: Use sempre um pincel para cada tom de tinta, nunca reutilize um pincel sujinho de verde claro para aplicar tinta com um outro tom de verde. O resultado pode não ser o esperado e a nuance ficará indefinida. Portanto, tenha vários pincéis.

Nota: Cuidado redobrado com a tinta preta, ela borra com muita facilidade, então, use o mínimo de tinta e vá molhando o pincel quantas vezes precisar para cobrir a área aos poucos.

Ao final da pintura é só retirar o molde de cima do tecido, destacando as fitas crepe, com cuidado para não borrar qualquer resquício de tinta que possa estar sobre o molde e manchar o tecido. 




Prontinho!!!
Fácil não é?
Sabendo esses passos, você já pode fazer qualquer pintura com molde vazado. 

Dicas:

Ao final da pintura, limpe seu molde com álcool e um paninho macio seco. Não guarde seu molde sujo de tinta, as bordas ficam manchadas e estraga os próximos trabalhos.
  
Lave seus pincéis com água e sabão ou detergente de cozinha, e só guarde depois que secarem.
  
O tecido pintado seca bem rápido, após secar pintura, passe com ferro morno para fixar a tinta e não desbotar na lavagem, e só lave 72 horas após a pintura, no mínimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário